Os espaços confinados e sua importância de saber qual é a forma segura e eficaz para trabalhar em um espaço confinado, você deve entender porque devemos usar o detector de gás de maneira certa, para não causar danos permanentes ou até mesmo a morte. 

Segundo a NR 33: É importante utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência. Os equipamentos fixos e portáteis, inclusive os de comunicação e de movimentação vertical e horizontal, devem ser adequados aos riscos dos espaços confinados.

O detector de gás utilizado de forma correta pode salvar sua vida e dos colaboradores que trabalham junto com você. 

LEIA TAMBÉM : QUAL O LOCAL DO CORPO DEVE SER UTILIZADO O DETECTOR DE GÁS?

Quando falamos de detector de gás, primeiramente precisamos saber se a empresa que vende ou faz locação do equipamento tem o INMETROEm áreas classificadas os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. 

Além do INMETRO o detector de gás deve conter o certificado de calibração, provando que podemos usar o equipamento em espaços confinados.

LEIA TAMBÉM:  A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR GASES

Com o objetivo de medir e avaliar a concentração dos gases no ambiente, protegendo as pessoas que irão permanecer nesses espaços.

Um detector de gases tem como função principal avisar com antecedência através de sinais visíveis ou sonoros, quando há perigo ou uma concentração de gás que ultrapasse os níveis de segurança, evitando acidentes como asfixia e intoxicações, além de explosões nas dependências da empresa.

O detector de gás é um aparelho capaz de identificar gases inflamáveis ou tóxicos, geralmente utilizados em reações ou catalisadores, informando se o local está próprio para receber pessoas ou se está contaminado. 

Eles são movidos à bateria e podem ser tanto portáteis como fixos. Indicam as informações através de uma combinação de fatores, como sinalização sonora, sinalização visual e sinalização sensorial (vibração). Por exemplo, indicando riscos ao local e aos colaboradores que estão na área afetada. São aparelhos indicados para todos os espaços confinados existentes, principalmente em empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *