(81) 3264-1979 | diretoria@maximosms.com.br
Máximos SMSMáximos SMS

by Augusto Santos

COMO FAZER UM INVENTÁRIO DE ESPAÇO CONFINADO?

A princípio você tem que ir ao campo e fazer um levantamento de todos os locais que podem ou não serem caracterizados como espaço confinado.

Antes de mais nada após esse levantamento com descrições e fotos o ideal é realizar uma reunião com o responsável técnico da empresa para caracterizar ou não do espaço confinado, contudo visto que ele é o responsável pelas aprovações dos espaços confinados nas plantas, por exemplo abaixo tem a definição da NR33 sobre o que é Espaços Confinados para ajudar a clarear nesse levantamento.

NORMA NR 33

33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio

LEIA TAMBÉM: QUAL O LOCAL DO CORPO DEVE SER UTILIZADO O DETECTOR DE GÁS?

APROVAÇÃO DO LOCAL CONSIDERADO ESPAÇO CONFINADO NA PLANTA.

Agora é a hora de catalogar todos para podermos identificar, isolar e sinalizar o espaço confinado para evitar a entrada de pessoas não autorizadas.

Segue abaixo modelo de placa para sinalização.

Agora é hora de colocar informações básicas nos seus espaços confinados que chamamos de ficha de inventário.

BAIXE GRÁTIS NOSSO MODELO NO BOTÃO ABAIXO:

LEIA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR GASES.

FIQUE ATENTO!!

Que tudo isso citado acima é só o começo, ainda restam especificações dos equipamentos para trabalho nesses locais, análise de riscos e medidas de controles dos locais, plano de resgate etc.

Augusto Santos CEO da Máximo SMS. Formado em técnico em segurança do trabalho, MBA em gestão empresarial na FGV, experiência com mais de 10 anos na gestão e inventário de espaços confinados, especialista em detecção de gases.

Dúvidas entrem em contato conosco:

Augusto Santos
About Augusto Santos
INVENTÁRIO DE ESPAÇO CONFINADO