81 3132-1450 | 9.9188-6454 | contato@maximosms.com.br
Máximos SMSMáximos SMS

by Máximo SMS

Qual o local do corpo deve ser utilizado o detector de gás? 

Para a realização de um trabalho seguro e eficiente em um espaço confinado, a utilização de detector de gás é fundamental. Mas você sabe em qual parte do corpo o detector de gás deve ser utilizado?

No mercado há dois tipos de detectores de gases: fixos e portáteis. Os portáteis são aquele que como características principal a facilidade de deslocamento, ou seja, é possível que o trabalhador leve para o espaço confinado, garantindo assim a segurança.

Para sua plena eficiência é necessário uma utilização correta, afinal, em um local não indicado pode não detectar os gases ou fazer uma análise incorreta.

O que OSHA diz:

O detector de gás precisa estar um local onde seja possível ver o display, escutar o alarme e conseguir medir de forma adequada. De acordo com a OSHA (Occupational Safety and Health Administration),  órgão dos Estados Unidos que regula a saúde e segurança nos locais de trabalho, a forma adequada de utilização é próximo a zona de respiração, nariz e boca, em uma distância de aproximadamente 25 cm. 

Quando utilizado na cintura, o detector pode passar uma informação que não condiz com a realidade, além da dificuldade que o trabalhador pode ter de visualizar as informações no display;  ou enganchar o equipamento quando estiver em movimento, já que os locais são apertados.  

Forma correta:

A forma adequada de utilização do detector de gás no corpo é: na lapela, colarinho ou bolso no peito da camisa, assim garante estar próxima à zona respiratória que é via de contaminação principal.

Mas atenção: Caso haja queda do detector o trabalhador deve sair do local imediatamente

maximo
About maximo