Imagine a seguinte cena: Seu trabalhador irá realizar uma atividade dentro de um espaço confinado, algo que efetua de maneira rotineira. Participa do DDS (Dialógo Diário de Segurança), pega os EPI’s, o detector de gases, preenche a PET de forma exemplar e inicia a atividade dentro do espaço confinado. A atividade corria bem, até que em um dado momento o trabalhador bate forte a cabeça contra um objeto lá dentro, e mesmo com a atmosfera totalmente segura ele desmaia e fica imóvel dentro do espaço confinado. O detector de gases vai alarmar mesmo sem existir variação de gases? Como o equipamento não alarmou, quanto tempo levará até o vigia notar que ele está desmaiado? 

Continue com a gente nesta leitura e conheça a tecnologia de sensor de homem parado, algo simples que pode salvar milhares vida dentro da sua empresa!

De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho, a cada 3 horas e 40 minutos morre um trabalhador em serviço. Além disso, centenas de milhares que sobrevivem precisam lidar com as sequelas de acidentes, que muitas vezes permanecem por uma vida inteira, além de gerarem custos para seus empregadores.

Por isso, desenvolver estratégias para não só reduzir a ocorrência de acidentes, como também sua letalidade e seus impactos na vida do trabalhador é indispensável, principalmente nos segmentos em que os riscos são maiores, destacando por exemplo, a rotina dos trabalhadores que lidam diretamente com gases, especialmente na detecção de vazamentos e no reparo de gasodutos e instalações que utilizam gases em seu operacional. E é exatamente este o tema do nosso artigo de hoje.

O que é a tecnologia sensor de homem parado na detecção de gases?

A tecnologia sensor de homem parado é um alarme que é acionado caso um trabalhador pare de se movimentar durante um certo período de tempo. O aparelho funciona a partir de um acelerômetro, um dispositivo que é muito similar àqueles usados em smartphones.

Nos aparelhos celulares, uma das funções do acelerômetro é identificar uma virada de tela para ajustar o layout. No sistema de detecção de homem parado, o objetivo é perceber a ausência de movimento. Para isso, é definido um tempo limite de tolerância de paralisação do acelerômetro. Após este período sem identificação de movimento, um alarme é disparado, podendo inclusive, dependendo do equipamento, avisar a uma central através de notificações no celular ou computador de um outro trabalhador previamente designado. Assim, uma equipe é informada de que um trabalhador pode estar em situação de risco.

Por que investir no sensor de homem parado?

Os casos de intoxicação por gases têm um elemento em comum: a perda de consciência e frequentemente uma pessoa não é capaz de perceber que está sendo intoxicada antes que esteja incapaz de pedir socorro, mesmo quando a inconsciência acontece de forma gradual.

Como agravante, muitos gases perigosos são inodoros. Alguns exemplos são o monóxido e o dióxido de carbono, utilizados em larga escala nas indústrias metalúrgicas e na produção de papel e celulose, respectivamente. Outro gás inodoro de amplo emprego na indústria é o gás de amônia, altamente tóxico e parte integrante da produção de múltiplos segmentos, desde borrachas, couros e lubrificantes até alimentos.

Neste cenário, quando um trabalhador está operando sozinho em uma área, especialmente se confinada, um sensor de homem parado configura-se como um instrumento essencial à sua segurança.

Além do que já falamos, um detector de gases com sensor de homem parado é muito importante pois ele será acionado quando o trabalhador venha a ficar imóvel, por exemplo um desmaio, queda ou mau súbito, mesmo em situações que não haja gases presentes no ambiente, algo que não aconteceria com um detector de gases comum, que não apresenta o sensor de homem parado.

Qual aparelho preciso comprar para munir minha equipe de sensores de homem parado?

A boa notícia é que não é preciso investir em equipamentos dedicados para detectar um homem parado. A Máximo SMS tem modelos de detectores de gases já equipados com esta tecnologia de segurança do trabalho.

Com isso, sua empresa ganha em custo-benefício e proteção, com aparelhos que reúnem todas as funcionalidades para um serviço de excelência com máxima segurança e ergonomia para os operadores.

Saiba mais sobre nossas tecnologias. Entre em contato pelo WhatsApp, conheça os nossos produtos e tire todas as suas dúvidas com nosso time de especialistas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *