Os detectores de gás são necessários para empresas que trabalham com riscos de vazamento de elementos tóxicos, inflamáveis ou deficiência de oxigênio. Contudo, ao realizar a escolha muitas empresas podem ter dúvidas sobre qual modelo adquirir. Os principais modelos são o detector de gás portátil e o fixo.

O detector de gás fixo, como o próprio nome diz, é aquele que é instalado em pontos prováveis de vazamento. Ou seja, são fixados perto de válvulas e equipamentos que soltam gases tóxicos, inflamáveis ou gases que podem deslocar o oxigênio. Ao detectar qualquer tipo de vazamento, esse aparelho emite um alarme e direciona a informação para um painel de controle.

100% usado em armazenamento de tanques combustível nas indústrias de óleo e gás, tanques de amônia em frigoríficos e indústrias de alimentos, poeira explosiva em silos e etc.

Contudo, nem sempre o detector fixo é a melhor opção. Quando se tem atividades em locais que podem gerar gases, alguns casos não é possível prever de onde surgirá um possível vazamento, exemplo: atividades em espaços confinados, além da possibilidade de não se adequar à arquitetura da indústria. Para esses e outros casos, o detector de gás portátil é a melhor opção. A seguir, veja 4 motivos para escolher esse modelo.

LEIA TAMBÉM:  A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR GASES

1 – Atendimento a locais que as atividades podem gerar riscos

Diferente dos detectores fixos, o detector de gás portátil pode ser transportado conforme as necessidades da empresa. Neste caso, é possível que cada colaborador da equipe tenha um aparelho em mãos, para avaliar constantemente os níveis de toxicidade ou riscos de explosões por meio de gases inflamáveis. Assim, quando o colaborador vai trabalhar em uma área de risco, tem a garantia de estar protegido pelo detector.

O mesmo vale para operações em que é preciso manipular gases tóxicos ou inflamáveis. Neste caso, o colaborador realiza a medição para que permaneça em segurança, avaliando os níveis de gás e oxigênio no ambiente.

2 – Facilmente deslocável de um lugar para o outro

Assim como um detector transportável, o detector de gás portátil pode ser deslocado para qualquer área ou setor da indústria que ofereça situação de risco. Assim, é possível verificar áreas específicas e monitorar um possível vazamento de gás naquele lugar. O medidor portátil facilita o trabalho, pois é facilmente deslocado de um local para o outro.

Por ser um pequeno aparelho, basta que o colaborador tenha em mãos o equipamento e leve até o local onde há um risco em potencial. O detector ainda realiza a medição por níveis, atestando a segurança ou risco do local. Em questão de minutos é possível detectar ou não a presença dos agentes tóxicos ou inflamáveis.

Neste caso ele é melhor que o fixo, pois não precisa de pré-instalação, é só deslocar ele para o local.

LEIA TAMBÉM : QUAL O LOCAL DO CORPO DEVE SER UTILIZADO O DETECTOR DE GÁS?

3 – Atendimento a atividades em Locais Confinados NR33

Vamos supor que um determinado equipamento da indústria vai passar por manutenção ou há a suspeita que esteja com vazamento. É uma situação que foge à regra e normalmente não haveria esse risco naquele local. Por conta desse cenário, não há um detector fixo ali. Então, o detector portátil pode ser acionado como forma de resguardar a integridade do aparelho, das instalações e também a segurança das pessoas que ali transitam.

4 – Monitoramento de Áreas em Paradas de Manutenções

Quando necessário uma parada de manutenção na planta, todo o local terá que ser monitorado por um tempo determinado, diferente de um detector fixo, o detector de gás portátil ou semi-fixo (assim chamado detectores com baterias mais potentes e podendo monitorar por semanas ou até mesmo meses) pode ser facilmente transportado, o que torna esse aparelho mais abrangente. Isso porque o seu espectro é aumentado graças à capacidade de deslocamento. Enquanto um detector fixo vai reconhecer a presença de gases apenas naquele local, com um aparelho portátil é possível expandir a quantidade de equipamentos e assim monitorar uma área maior de possível deslocamento dos gases.

Antes de escolher a melhor opção, entre em contato com a Máximo SMS, temos metodologias para aplicação do melhor equipamento para sua realidade.

Gostou do conteúdo? Então conheça nossos detectores de gases portáteis e fixos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *