A utilização de gases é muito perigosa, desse modo deve se tomar medidas para que não haja acidentes. Vários fatores podem colaborar para um prejuízo à saúde do profissional. Veja a importância do ensaio de vedação.
Entenda a importância em garantir a segurança e a saúde de seus colaboradores através do ensaio de vedação.
A importância da proteção respiratória para os trabalhadores
Antes de falarmos do ensaio de vedação, é importante entender a importância de garantir a proteção respiratória para colaboradores que trabalham em ambientes de risco onde pode haver a inalação de agentes contaminantes.
Os riscos respiratórios podem ser divididos em duas classes: em forma de partículas (poeira, névoa, fumo e partículas tóxicas) e os químicos (gases e vapores).
Como as vias respiratórias (nariz e boca) são muito sensíveis, a exposição inadequada a esses agentes pode trazer graves problemas de saúde para as pessoas, como envenenamento e intoxicação.
Em cada situação, deve ser oferecida uma medida de proteção avaliada conforme os produtos que são usados na área onde os trabalhadores executam suas funções. Existem normas específicas que devem ser seguidas e um técnico de segurança para avaliar a solução mais adequada para cada caso.
Para reduzir os riscos, o processo é feito com o uso de Equipamentos de Proteção Respiratória, os EPRs e a criação de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) na empresa, assim como cria um Programa de Proteção Respiratória (PPR) nas áreas que apresentam riscos respiratórios.
O guia completo para criar um PPR deve considerar a Norma Regulamentadora número 15 (NR 15) que explica como as atividades e operações insalubres devem ser manejadas para garantir a proteção dos trabalhadores.
Tipos de ensaio de vedação
Antes de explicarmos os tipos de ensaio de vedação, entenda que esse processo é diferente de uma “verificação de vedação”, que é somente um ensaio rápido feito pelo colaborador antes de entrar em área de risco, onde ele verifica se seu equipamento está bem ajustado.
Já o Ensaio de Vedação deve ser feito em outro ambiente protegido, onde é determinada de forma qualitativa ou quantitativa a capacidade em garantir um ajuste adequado dos equipamentos usados, assim com tamanhos e modelos ideais, para obedecer aos procedimentos criados.
Pela regra estabelecida de proteção respiratória, deve ser feito o Ensaio de Vedação em casos de equipamentos dos modelos quarto facial, semifacial filtrante, semifacial, facial completo e capuz com peça semifacial no interior.
Como explicamos, o ensaio de vedação pode ser feito de duas maneiras. O quantitativo é feito com substâncias suspensas no ar enquanto o colaborador usa o respirador em teste. Ele faz uma série de movimentos e exercícios para notar se pode sentir algum cheiro ou gosto para testar a eficiência do equipamento.
Já o ensaio qualitativo é feito de forma mais subjetiva, já que é mensurado o vazamento de ar entre a máscara e o rosto do colaborador, sem depender da resposta do usuário.
Conforme previsto no programa de proteção da saúde dos usuários, a realização desses ensaios deve ser feita de forma profissional e registrada por escrito para garantir o cumprimento das normas, garantindo assim a eficácia no processo.
Escolha uma empresa com experiência
É fundamental escolher uma empresa com experiência e profissionais capacitados para manusear os equipamentos e realizar o teste de forma correta.
A Máximo SMS oferece esse e outros serviços de qualidade na área, além de vários equipamentos profissionais para empresas. Confira mais informações no site ou fale conosco pelo WhatsApp